O Instituto Rogerio Steinberg

O Instituto Rogerio Steinberg (IRS) é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1998, atende crianças e jovens socialmente vulneráveis com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), executando atividades de educação complementar (culturais e educacionais), buscando despertar e desenvolver talentos, muitas vezes ignorados. Baseado na crença de que talentos podem ser encontrados em qualquer classe social, o IRS entende que a geração de oportunidades e a valorização do esforço pessoal são fundamentais para o desenvolvimento do talento e, consequentemente, contribuem para a transformação social de seus beneficiários.

Crianças e jovens com indicadores de AH/SD, da rede pública municipal do Rio de Janeiro e instituições beneficentes de ensino, são indicadas para o processo de seleção do IRS por professores de 62 escolas, capacitados pelo IRS para identificar crianças com indícios de superdotação. 

 

Processo Seletivo do IRS

Em virtude da pandemia COVID-19 o IRS teve que adaptar a estrutura do seu processo seletivo, respeitando os protocolos do distanciamento social e mantendo a qualidade no atendimento as instituições parceiras, aos candidatos e as suas famílias.

 

Como funciona o Processo de Seleção? 

 

O processo de seleção do IRS é composto por quatro etapas: 

 

• A 1ª etapa é realizada na Escola Municipal: Avaliação do potencial de aprendizagem da criança pela equipe de Psicologia e Pedagogia do IRS. 

*Essa etapa será realizada na sede do IRS, caso o candidato seja bolsista de escola particular, instituição beneficente de ensino ou de escola federal.

 

• As 2ª, 3ª e 4ª etapas são realizadas na sede do Instituto Rogerio Steinberg: 

 

- Avaliação com a criança realizada pela equipe de Pedagogia.

- Avaliação com o responsável legal realizada pela equipe de Serviço Social.

- Avaliação com a criança realizada pela equipe de Psicologia. 

 

A família deverá comprovar renda de até 3 (três) salários mínimos estadual (RJ) e renda per capita de cada membro de até 1 (um) salário mínimo estadual e meio. 

 

O processo seletivo e o Programa Desenvolvendo Talentos são totalmente gratuitos para o participante e a família. 

 

Como faço para participar?

 

É preciso que o candidato esteja matriculado em suas escolas no 2º ano, 6º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental.

 

O processo seletivo seguirá os seguintes passos:

 

1º Passo:

Para participar do processo seletivo o responsável legal do candidato ou a instituição de ensino onde o candidato está matriculado deve preencher a ficha de inscrição online acessando o link https://forms.gle/eFFK8ovPrREHGoHk8 no período de 10/08/2020 a 30/10/2020.


2º Passo:
Após o preenchimento da ficha de inscrição a equipe de seleção encaminhará um novo formulário para o WhatsApp do responsável, solicitando informações complementares sobre o candidato.


3º Passo:
Após o preenchimento do formulário, a equipe de seleção entrará em contato com o responsável para agendar as demais etapas do processo seletivo.

 

Para mais informações, entre em contato com a equipe de seleção: 98477-9564 / 2529-8011 / 2239-0448 ou selecao@irs.org.br

 

 

 

Saiba Mais

Oportunidades