MISSÃO
“Despertar e desenvolver talentos para transformar vidas.”

VISÃO
“Ser reconhecido como referência em desenvolvimento de crianças e jovens talentosos provenientes de famílias de baixa renda, oferecendo oportunidades que possam transformá-los em profissionais de sucesso.”

VALORES
I. Ética, transparência e responsabilidade em todas nossas ações.
II. Honestidade nas relações com nossos públicos.
III. Respeito à dignidade e à diversidade.
IV. Trabalho em equipe, proatividade, inovação e abertura.
V. Comprometimento com os resultados.

CRENÇAS
I. Talentos podem ser encontrados em qualquer classe social independentemente da situação sócio econômica.
II. A desigualdade social e a ausência de oportunidades impedem o desenvolvimento do talento de crianças e jovens provenientes de famílias de baixa-renda.
III. Talento só se concretiza por meio da oportunidade e do esforço pessoal.

 

Com a missão de despertar e desenvolver talentos, o IRS executa atividades de educação complementar (culturais e educacionais) através de dois programas independentes e complementares, Despertando Talentos e Desenvolvendo Talentos.

Programas

Programa Despertando Talentos

Programa Despertando Talentos

Já atendeu cerca de 33.000 crianças e jovens. É responsável por identificar e encaminhar crianças com indicadores de Altas Habilidades, Superdotação (AH/SD), da rede municipal do Rio de Janeiro e instituições beneficentes de ensino, para o processo de seleção do IRS, com vista ao ingresso no Programa Desenvolvendo Talentos.

 

Programa Desenvolvendo Talentos

Realizado na Sede do IRS, já atendeu cerca de 960 participanetes e tem como foco o desenvolvimento de suas AH/SD. Adota em sua metodologia as inteligências múltiplas de H. Gardner. Dentro deste referencial, oferece Oficinas de Criação, Codificação, Empreendedorismo, Robótica e Oficinas Complementares: Desenho, Jornal, Teatro e Xadrez. O IRS oferece, também, bolsas de estudo de Inglês dependendo do desempenho do jovem.
As Oficinas visam enriquecer o currículo dos participantes, com a criação de projetos específicos, o desenvolvimento das habilidades cognitivas e comportamentais, estimulando o talento, a expressão individual, o incentivo a criatividade, sociabilidade e mentalidade empreendedora. As Oficinas de Codificação e Robótica, além dos benefícios mencionados, desenvolvem conhecimentos e conceitos de Matemática, Tecnologia, Engenharia e Ciências, dando uma base importante para serem bem-sucedidos em qualquer carreira do século 21.
O IRS apoia a escolaridade, orienta profissionalmente e contribui para a inserção no mercado de trabalho.

Programa Desenvolvendo Talentos
 
 

Preparatório IRS

Disponibilizado na Sede do IRS, desde 2006, o Preparatório IRS tem como principal objetivo proporcionar o aprimoramento acadêmico de crianças e jovens socialmente vulneráveis de escola públicas e instituições de beneficentes de ensino do município do Rio de Janeiro. Assim, o IRS visa apoiar a busca pelo acesso a educação formal e contribuir para que haja uma maior igualdade social, por meio da ampliação do número de crianças e jovens aptos a ingressar em escolas de excelência. Já atendeu 313 crianças e jovens, sendo que desdes, 162 ingressaram no 6º ano do ensino fundamental e 151 o 1º ano do ensino médio.

Saiba Mais

Oportunidades

  • 14
    Mar

    BANCO DO BRASIL

    O processo oferece 30 vagas imediatas e mais 30 para a formação de cadastro de reserva.

    Saiba Mais

  • 17
    Abr

    MINISTÉRIO DA SAÚDE

    O processo seletivo simplificado está aberto para 3.592 vagas para profissionais de saúde em cargos de nível médio, técnico e superior...

    Saiba Mais

  • 17
    Abr

    TRT RJ

    Acaba na próxima quinta, dia 19, o prazo para se inscrever para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

    Saiba Mais

  • 17
    Abr

    LASA

    As Lojas Americanas e B2W Digital (detentora das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato) abriram inscrições, até dia 20...

    Saiba Mais

  • 17
    Abr

    MPT RJ

    O Ministério Público do Trabalho abrirá o 1º Processo Seletivo de Estagiários de Direito/2018.

    Saiba Mais

  • 17
    Abr

    PEPSICO

    O programa de estágio está com 59 vagas para 13 localidades e as inscrições vão até o dia 30/04.

    Saiba Mais